Teatro

Teatro do Saara

Em um dia corriqueiro, ao parar diante de um mural de avisos, um banner me chamou a atenção: ele anunciava peças de teatro no horário do almoço, a apenas R$ 3,00! 😲Tratava-se de um teatro do qual nunca tinha ouvido falar antes, localizado no Largo de São Francisco, no Centro. Na hora, resolvi: iria até lá. Naquele mesmo dia. Afinal, um  espetáculo de apenas 25 minutos de duração não atravancaria a realização das minhas tarefas vespertinas.

Ao chegar, fui surpreendida pela simplicidade e aconchego do local. Havia uma peça em andamento: risadas ressoantes emanavam do público, separado da área da bilheteria apenas por uma cortina preta. Fiquei ainda mais animada pelo que me aguardava para dali a alguns minutos.

teatro saara 106 (2)
O projeto foi contemplado pelo Programa de Fomento à Cultura da Cidade do Rio de Janeiro,.

Por apreço às surpresas que uma obra teatral reserva, optei por não ler as sinopses e utilizar como critério único de escolha da peça o horário. Fiquei com O Mascate da Rua da Alfândega. Não me arrependi.

A montagem traz um vívido vendedor de banha e suas experiências, dentre elas o encontro com a misteriosa e marcante Jussara, arrumadeira de pensão. O olhar penetrante, voz imponente e expressão firme do ator Lucas Oradovschi prendem o/a espectador(a) ao depoimento do personagem, orgulhoso de seu ofício e saudoso de certos detalhes de seu passado.

teatro saara 140 (3)
“O Mascate da Rua da Alfândega” traz um vívido vendedor de banha e suas experiências.

O Teatro do Saara – uma sociedade de Fernando Maatz, Natalia Simonete e Luciana Zule – foi inaugurado em março deste ano, após seu projeto ter sido contemplado, em 2015, pelo Programa de Fomento à Cultura da Cidade do Rio de Janeiro. A própria casa, que mira no amplo, diversificado e democrático público da região, apresenta seu modelo de programação como “teatro a varejo”: peças em horário comercial, cinco dias por semana, a preço baixo.

Luciana Zule, dramaturga, fala sobre o intenso trabalho de escrever as cinco peças em cartaz na casa, com nomes e gêneros predeterminados. A artista declara ter buscado inspiração no Grand Guignol, no Vaudeville, no Burlesco, na literatura pulp, no teatro de rua dos farsantes, no melodrama, nos musicais e nas obras dos nossos consagrados Arthur Azevedo, Viriato Correia, Dias Gomes e Joel Rufino.

teatro saara 072 (2)
Estima-se que 80.000 pessoas circulem diariamente pelo Saara, onde se localiza o Teatro.

Que maravilha é ter teatro acessível, barato e de qualidade! 😍 Foi incrível poder degustar, na hora do almoço 🍛, dessa saborosa arte, concebida com carinho por uma equipe empenhada em adicionar doses da magia do teatro à rotina dos/as que trabalham nos arredores. Valeu, Teatro do Saara! 😄

Teatro do Saara 
Sessões de segunda a sexta-feira, às 12:30, 13:30 e 14:30
Largo de São Francisco, 19 – Centro – RJ
R$ 3,00

Facebook Teatro do Saara

Fontes de consulta:
Material de divulgação Teatro do Saara

4 comentários em “Teatro do Saara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s