fotografia

“Arpoador – entardecer aos domingos”

Que o FotoRio 2017 tá de arrasar não é novidade pra ninguém, né? Como descrito nesse post, o festival traz exposições fotográficas nacionais e internacionais de grande diversidade e qualidade técnica e temática.

A mostra Arpoador – entardecer aos domingos, inserida no evento, nos apresenta à transição da tarde para a noite no Arpoador dominical. O autor Peter Lucas deseja transmitir com suas fotografias o “sentimento de domingo” que, segundo crê, rege a passagem do tempo no primeiro dia da semana nesse ponto turístico carioca.

Peter Lucas é professor de direitos humanos e mídia na New York University (NYU) e na New School, ambas universidades nova-iorquinas. Ainda, é autor do livro Viva Favela: Ten Years of Photojournalism, Human Rights, and Visual Inclusion in Brazil (em tradução livre: Viva Favela: Dez Anos de Fotojornalismo, Direitos Humanos e Inclusão Visual no Brasil). Atua como diretor, produtor criativo e produtor em documentários. Em 2012, ganhou a bolsa John Simon Guggenheim para o filme The Amazon Star (A Estrela da Amazônia, em tradução livre), um registro visual de uma viagem pelo Rio Amazonas.

No ano de 2003, Lucas deu de cara com 200 fotos em preto e branco, na feira de antiguidades da Praça XV, aqui na cidade do Rio. A maior parte desses registros era de moças nas areias de Ipanema, no começo da década de 1960. Intensas pesquisas foram necessárias para que se descobrisse o autor das fotografias: Orizon Carneiro Muniz, fotógrafo amador e amante das praias. Passaram-se alguns anos até que se conseguiu resgatar as 5000 fotos e negativos de Muniz, que inspiram o documentário A Última Hora do Verão (originalmente The Last Hour of Summer), atualmente em processo de produção.

O encontro inicial com as fotografias em preto e branco de Orizon suscitou, além da produção de um filme documentário, a recriação desses registros fotográficos sob uma ótica diferente: contemporânea e particular, capaz de capturar o arrastar das horas e a preguicinha do domingo carioca.

fotos novas 1725 (2)

fotos novas 1751 (2)

fotos novas 1718 (2)

Com seu amplo portfólio, Lucas mostra-se um artista interessado não apenas pelo “rostinho bonito” das paisagens brasileiras, como também pelos contextos social, político-econômico e cultural de nosso país. Em Arpoador – entardecer aos domingos, o artista trabalha habilmente com nuances e perspectivas, criando composições únicas a partir das mesmas pedras e águas capturadas por Orizon Carneiro Muniz há 5 décadas.

Arpoador – entardecer aos domingos, de Peter Lucas
Até 06 de agosto de 2017
Terça-feira a domingo, das 12h às 19h
Centro Cultural dos Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro)
Entrada franca
Site

Fontes de consulta
Material de divulgação Arpoador – entardecer aos domingos
Site Centro Cultural dos Correios
Site Peter Lucas
Site “The Last Hour of Summer”

 

 

 

 

 

 

2 comentários em ““Arpoador – entardecer aos domingos”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s