Mural

A quem me escreve

Olá e muito prazer, sou destinatária da Marina Colasanti. É que ela escreve pra mim. Suas mensagens sempre aparecem no momento oportuno, acompanhadas da sensação de que eu mesma poderia tê-las escrito, tamanha a identificação que inspiram.

Um pé diante do outro chegou no susto e umedeceu meus olhos mais do que eu gostaria em um vagão de metrô cheio. A correspondência veio em um momento de insegurança frente a alguns tombos, para me mostrar que, como a destemida e independente funâmbula, devo me reconstruir e evoluir a cada queda.

Mais do que reflexões de cunho pessoal, seus textos inspiram questionamentos de ordem coletiva. Como Os últimos lírios no estojo de seda, que me apresentou à dolorosa tradição chinesa dos “pés de lírio” e à força de uma mulher que, com ataduras nos pés, nunca permitiu que atassem suas asas.

Minha remetente me surpreendeu no dia 26 de setembro passado, seu aniversário. Presenteou-me com mais um escrito, contrariando a convenção social que estabelece que quem aniversaria deve receber presentes, e não distribuí-los…

Em Fazer 80, a generosa mulher compartilhou comigo reflexões que desejo profundamente um dia figurem no íntimo da dona Rafaela octogenária. Pois o que mais há de se fazer necessário se, à moda da aniversariante, eu “viver com abundância” de tudo que me é querido nesse mundo?

Não cansa de me oferecer esperança, coragem e sabedoria, essa Marina… Recebo tudo de bom grado, apesar de ainda estar longe de, à maneira da minha querida remetente, conseguir assimilar tudo.

colasanti
“Vivi com abundância, a palavra melhor é essa. Abundância biográfica de países, de línguas e culturas. Abundância de situações, as favoráveis e as adversas. Abundância de encontros com pessoas preciosas, com criaturas admiráveis, e alguns poucos canalhas, úteis como referência.” – Marina Colasanti, em “Fazer 80”.

Foto: Fabio Motta/Estadão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s