Literatura

A capa do verão

2

Mês passado foi, até agora, meu campeão de leituras de 2018, com seis livros lidos. Além de orgulhosa por ter superado minha média mensal, fiquei satisfeita por ter feito leituras altamente variadas: fui da moda à poesia, passeei da literatura sueca à japonesa.

Pensando bem, essa diversidade na minha lista de livros não deveria ser de espantar. Afinal, não tenho muito critério na hora de eleger a obra literária da vez: pego o exemplar, dou uma folheada, passo os olhos na sinopse e, se me convencer, vamo que vamo!

Já falei aqui no blog sobre meu interesse por autores diversos/as: é altamente prazeroso para mim descobrir artistas novos/as nesse mundo de publicações ao qual temos acesso nos sebos, nas bibliotecas e nas livrarias!

Por acaso, fui conhecer a poesia de Flora Figueiredo, escritora que, apesar de renomada, ainda não tinha seu lugar na minha estante. Em uma troca de livros perto de casa, esbarrei com Calçada de Verão, uma coletânea de poemas da autora.

Sobre a autora

media_p18v3b0ii58v41pasno51jvqv074
Foto: site Flora Figueiredo.

Flora Figueiredo é uma poeta, cronista, tradutora e compositora natural de São Paulo. Ela é nada menos que vice-presidente da Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil, correspondente do Centro Internacional de Estudos Poéticos, na Bélgica, e colaboradora da Revista Ventura, no Rio de Janeiro.

Ela tem nove livros publicados, de poesia e infantis. Também tem trabalhos na área musical, como letrista, com diversos parceiros — entre os quais Ivan Lins, os maestros Aylton Escobar e Alexandre Guerra e o músico Natan Marques.

Lindo por fora e por dentro

Vou falar a verdade: julguei Calçada de Verão pela capa. E me dei bem, porque o conteúdo da publicação é tão lindo quanto sua parte externa.

A capa do exemplar — arte de Rodolfo Rezende — traz a imagem de uma bola de sorvete rosa sobre uma casquinha, com aplicação de verniz sobre um fundo fosco verde limão. Independentemente da época do ano, quem dá de cara com uma capa dessas se sente no verão!

P_20180408_225155 3

P_20180408_231742 2

As poesias que compõem a coletânea são leves e doces. Evocam lembranças belas e inspiram sorrisos puros.

Esse é aquele livro que não tem hora pra se ler: seja no metrô lotado, com a cabeça estourando, ou em um domingão de sol, sobre uma cadeira de praia, Calçada de Verão sempre é uma boa pedida.

Fonte de consulta: site Flora Figueiredo

Foto 1 (em destaque): We Heart It

Foto 3 (em destaque): site Flora Figueiredo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s